segunda-feira, 23 de maio de 2011

Secretário participa de formatura de professores indígenas

Sábado, 21 de Maio de 2011


Foto: Gilvan Santos

Cem índios baianos receberam o certificado de conclusão do curso de magistério intercultural indígena em solenidade realizada hoje (20), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Os formandos receberam os diplomas das mãos do governador Jaques Wagner, do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, do secretário da Educação (SEC), Osvaldo Barreto, e do secretário de Relações Institucionais, César Lisboa.
A turma foi iniciada em 2006 e contou com uma carga horária de 3200 horas. O perfil do curso levou em consideração a construção de uma educação diferenciada, específica e com qualidade, resultante do exercício partilhado com os índios. A linguagem, o método e formatação de ensino, direcionados especificamente para os índios, passaram a ser peças fundamentais no entendimento e preservação da cultura indígena.
O governador Jaques Wagner ressaltou o pioneirismo da Bahia ao aprovar Lei 18.629/2011, inédita no País, que institui a carreira de Professor Indígena no quadro do Magistério Público estadual. A regulamentação da Lei garante aos professores indígenas benefícios na vida funcional como, por exemplo, a garantia de todos os direitos trabalhistas.
Na cerimônia, foram distribuídos exemplares da cartilha de Direitos Humanos dos Povos Indígenas, produzida pela SJCDH com o objetivo de fundamentar a análise de políticas públicas para os Povos Indígenas no Estado.
Plano de Trabalho Operativo (PTO) A formação em magistério intercultural indígena é parte das ações do Plano de Trabalho Operativo (PTO) do Governo do Estado. Ele prevê a implantação e o desenvolvimento de diversas ações estrategicamente selecionadas por 14 Secretarias de Estado para atender as demandas da população indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário